18 de set. de 2011

Liga Norte

Liga Norte, Partido fundado em meados dos anos 90 tons separatistas, xenófobos, racistas e homofóbicos e que hoje exerce função de segunda força mais importante dentro do governo de Silvio Berlusconi. As palavras do secretário-geral e fundador do partido, Umberto Bossi , no Pôr-do-sol da mais recente abertura de urnas falam por si:” A Liga é um tsunami”

A ascensão do partido de Bossi causou arrepios em boa parte dos italianos e europeus. Motivos existem. A Liga foi denunciada pela comissão européia contra o racismo e a intolerância por “uso intenso de propaganda racista e xenófoba”. Membros mais radicais do partido defendem posições duras como expulsão de imigrantes e dizem que o homossexualismo é uma doença. A fama de racista, xenófoba e homofóbica vem sobretudo dos discursos e posições de um nome em particular: Mario Borghezio. (Deputado representante da Itália no parlamento Europeu desde 2001 e protagonista de primeira ficha de episódios extremos).

A Liga Norte ao mesmo tempo em que abriga extremistas acusados de xenofobia como Mario Borghezio, defende posições historicamente consideradas “de esquerda”. Estão em seus discursos bandeiras como direitos dos trabalhadores e investimentos nos pequenos empreendedores a despeito das grandes multinacionais. “É um partido fortemente ligado a o território local, exatamente como era o partido comunista italiano” explica Maria Sofia Corciulo, professora de História das Instituições Políticas na universidade La Sapienza de Roma.

Acusados de neofascistas, os linguistas se defendem. Alegam que o fascismo era um movimento de motivações nacionalistas, justamente o contrário do que a Liga prega: regionalização da Itália, menos poder ao Estado central e mais força às comunidades. “Não são neofascistas, nem da direita tradicional”, explica Giacomo Pacini, historiador dedicado à política italiana a partir dos anos 70. “A Lega, nos últimos anos, está crescendo e colhendo votos da esquerda e da direita justamente por ser um partido pragmático que não aposta em ideologias”.

“Seu poder está no investimento feito em líderes regionais”, anota Maria Sofia Corciulo. “É um modelo que se provou vencedor e que muitos outros partidos deverão seguir”.

O pragmatismo da Liga Norte pode ser facilmente compreendido em sua relação com o hoje premiê Silvio Berlusconi. Em 1995, Umberto Bossi, número 1 da Liga, comparou Berlusconi a Mussolini ao dizer que ambos faziam uso de monopólios televisivos para sustentar o próprio poder. Berlusconi, em resposta, declarou que “jamais se sentaria em uma mesa em que Umberto Bossi estivesse sentado”. Dois anos depois, Bossi voltou a apontar os canhões contra Il Cavaliere, dizendo que havia provas de que o dinheiro que ajudou a formar o império financeiro de Berlusconi era investimento direto da máfia siciliana Cosa Nostra.

Em 2006 Liga participou da coligação que reelegeu Berlusconi e hoje ocupa importantes ministérios. Sobre separatismo e sobre a Padania, nenhuma palavra. “A Liga não quer mais a Padania, isso é claro. Um que outro político ainda defende isso, mas o partido entendeu que quando parou de falar nesse assunto a se concentrou em temas concretos como trabalho e segurança seus votos se multiplicaram”, aponta Pacini. “A ideologia não é a luz a iluminar os salões do norte.”

Embora seja notável o desenvolvimento intelectual da humanidade, é possível perceber que muitos grupos ainda insistem em manter idéias primitivas, as quais ainda preferem preservar conceitos que se baseiam na exclusão de alguns grupos apenas por algumas características. Essa aversão a evolução, acaba gerando, acima de tudo, conflito e falta de respeito.

Pontos de vista acabam sendo forçados ao invés de serem argumentados e devidamente discutidos. É imprescindível que haja uma intervenção nesse tipo de atividade, para que as atitudes mais extremistas sejam extintas, tendo em vista que sem ser desta forma, a violência será infindável.


Carolina Ornelas nº 09

Júlia Marques nº 28

Natália Canêo n­º 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.