3 de set. de 2011

Guerra de Secessão


A Guerra Civil Norte-Americana também é conhecida pelo nome de Guerra de Secessão. A origem do nome é a secessão dos Estados sulistas, que, durante o conflito, se separaram do resto país, rompendo com o governo federal sediado em Washington.

Um dos motivos da guerra foi a escravidão: os Estados sulistas defendiam a continuidade da escravidão, os Estados nortistas (em sua maioria) defendiam a abolição da escravidão. As tendências abolicionistas dos nortistas eram resultado mais de interesses econômicos do que de supostos sentimentos humanitários.

Havia fortes diferenças entre o sul e o norte dos Estados Unidos. O sul era caracterizado por uma economia agrária e voltada para exportações, que se caracterizava pela exploração de mão-de-obra escrava, também defendia o livre comércio para continuar consumindo produtos importados. O norte era industrializado e protecionista, com uma economia baseada na exploração de mão-de-obra assalariada e voltada principalmente para o mercado interno. A elite nortista era a favor da cobrança de taxas alfandegárias maiores para os importados, o que os tornaria mais caros e favoreceria a venda dos produtos industrializados do norte no restante do país.

Essa guerra terminou com a vitória do Norte dos Estados Unidos, que causou uma reforma agrária intensa no Sul, e o nascimento de um forte ódio racial, que piorou com o nascimento do grupo Ku Klux Klan.

Quer saber mais? Visite o site : http://educacao.uol.com.br/historia/guerra-de-secessao-origens.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.