31 de mai. de 2011

Redações - Grupo 03

A idealização da paz

Com o passar do tempo, o mundo se torna cada vez mais violento, a única diferença é o motivo dessa violência, que se altera ao desejo do ser humano, sendo desde por territórios a até mesmo preconceito étnico e religioso. Além disso, as tecnologias estão cada vez mais avançadas, principalmente para armas, como por exemplo os mísseis, que podem alcançar qualquer lugar no globo terrestre e também a grande quantidade de armas de fogo produzidas por ano. (Ananda nº 04)


A única guerra válida é pela paz

"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim". Durante toda a história são delatados vários tipos de conflitos, sendo eles oriundos de diferentes razões, porém, não somente são consideradas guerras os conflitos de escala mundial. Conflitos do cotidiano também podem ser considerados "pequenas guerras" e isso acaba tornando o dia a dia cada vez mais intragável.

Todavia, a verdade é que não é dada a devida importância às pequenas coisas. Quando uma bomba, ou até mesmo um avião atinge um edifício em Nova Iorque, o mundo se cala, sofre e se revolta com tal atitude. Porém, se for analisado, quando um homossexual é agredido em plena Avenida Paulista, vítima de homofobia, apenas alguns se calam, apenas uma minoria consciente toma as dores daquela pessoa. A sociedade está acostumada a se chocar com o sofrimento da maioria, pouco importa se alguém daqui ou na África está sendo obrigado a guerrear, a servir de escudo humano, o que realmente importa é que a economia mundial vai ser abalada caso algum ataque terrorista atinja a "capital do mundo". (Carolina Ornelas nº 09)


A destruição causada pela guerra

Não podemos deixar de lado as razões da guerra, como a expansão territorial , ódio étnico e até a busca pela própria paz . O homem só se diferencia dos animais por conta de sua racionalidade , mas nesse casa ao invés de garras , usa armas, usa maldade, usa sua inteligência e esperteza em cima dos mais fracos , em função do mal. (Júlia Fernandes nº 27)


Paz mundial: idealização ou realidade?

A paz individual e mundial são momentâneas, devido aquilo que traz a felicidade a cada ser humano, como o prazer de se reunir com a família ou até mesmo de comer um chocolate, que por um momento faz com que se esqueça de todos os problemas. Mas pensar em paz mundial é idealizar, pois sempre haverá uma única pessoa obtendo a sua paz individual que satisfaz o seu objetivo e que sempre utilizará a dor de milhões de pessoas que esperam conseguir viver a esse dia e continuar a sua luta. Como por exemplo, em muitas guerras de interesse capitalista que ocorrem no mundo, em que o dinheiro é mais importante do que a paz. (Letícia Medeiros nº 31)


Paz: Algo impossível

Na história do mundo, o homem experimentou apenas 292 anos de paz, dentro de 5600 anos de existência. Mas para alguns historiadores, nós nunca saímos do campo de batalha. Os EUA, que segundo o Instituto de Pesquisa para a Paz Internacional de Estocolmo, gastou cerca de 1,12 trilhão de dólares é responsável por 48% dos gastos mundiais em armamentos seguido à distância por Inglaterra, França, Japão e China, que são responsáveis por cerca de 5% cada um. Segundo um estudo da UNESCO, 40.000 pessoas morrem por ano em decorrência do uso dessas armas no Brasil. (Vitor Sabino nº 42)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.