Profissionalização da imprensa
Através dos meios de comunicação é possível obter várias informações sobre acontecimentos tanto nacionais como mundiais, possibilitando ao indivíduo relacionar essas informações às semelhanças e aos pontos divergentes das opiniões e adquirir percepção e conhecimento sobre as diversas formas de pensamento de outras pessoas, garantindo assim uma melhor compreensão da sociedade na qual vive. Entretanto, a imprensa utiliza-se da liberdade que possui para muitas vezes divulgar ideias falsas sobre determinado assunto, ideias e reportagens sensacionalistas, fúteis, que acabam violando os princípios da ética e principalmente a vida pessoal de cidadãos.
A liberdade de informação e de expressão deve ser conservada, pois vivemos em uma democracia na qual todos têm o direito de expor suas opiniões e também têm o direito ao acesso às informações. Não se deve retroceder, instituir uma censura novamente, mas algumas medidas, leis poderiam ser desenvolvidas para estimular e ao mesmo tempo impor às empresas privadas; um sistema de autorregulação da mídia em relação aos conteúdos apresentados. Os programas, os jornais deveriam selecionar assuntos de interesse geral que pudessem transmitir de forma responsável e ética, informações que realmente beneficiassem o indivíduo de alguma forma, principalmente nas áreas da saúde e educação, pois por ser um veículo de elevado custo, a mídia deveria ser utilizada de forma mais consciente e proveitosa. Por outro lado, cabe também ao indivíduo a responsabilidade de analisar as informações, refletir e formar um ponto de vista a respeito de algo e assim extrair o que lhe é útil.
Dessa forma, conclui-se que os meios de comunicação são a melhor forma para a propagação das ideias e que consequentemente mantêm as pessoas atualizadas sobre os mais diversos assuntos, porém devem ser utilizados de maneira profissional, ética, respeitando os direitos de cada ser humano e contribuindo de forma construtiva para sociedade.
Karoline Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.