6 de abr. de 2011

Lixo Extraordinário - Grupo 7

O documentário conta a trajetória de catadores de lixo, ou melhor, dizendo “agentes da reciclagem”, pois como já dizia um dos entrevistados:
- Lixo é algo que não se pode reaproveitar, mas material reciclável sempre tem sua utilidade.
Um pouco de suas historias é mostrada pelo curta, e com o decorrer do filme é possível perceber as mudanças que o projeto causa nos participantes, e ate nos produtores. Ele mostra a realização de um projeto idealizado pelo artista plástico Vick Muniz, que teve a idéia de montar imagens usando material reciclável com a ajuda dos catadores do gramacho. A montagem é baseada nas fotos tiradas dos catadores.
Essas obras de arte mais tarde seriam leiloadas e o dinheiro arrecadado revertido para a Associação dos Catadores de Gramacho, dando um empurrãozinho para a comunidade carente que vive nos arredores.
A inclusão dessas pessoas no processo produtivo faz com que elas enxerguem o outro lado da vida, que existem outras aportunidades por ai, e alem de tudo que são capazes de alcançar seus objetivos. Basta força de vontade. O próprio projeto esta ai pra provar, que não importa o quão grandiosa seja sua idéia, acreditando e se esforçando ao maximo tudo pode dar certo. O documentário serviu para a reflexão de alguns conceitos, ou melhor, pré-conceitos.
No começo causa estranhamento, pela precariedade do lugar, mas com o decorrer do curta fica claro que lá trabalham pessoas decentes, e que é um trabalho como qualquer outro. Apesar de não ser valorizado, é de suma importância o trabalho feito por cada um deles, e que até ganham pouco, já que alem do trabalho pesado são submetidos a um ambiente precário. O que mais marcou foi perceber o orgulho dos catadores de trabalharem ali, porque apesar de tudo é um trabalho honesto.

Saiba mais:
http://cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/ficha/nomefilme/lixo-extraordinario/id/17192

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.