6 de abr. de 2011

Comentário Lixo Extraordinário - Grupo 2





O artista plástico Vik Muniz surpreendeu o público ao produzir um filme relacionado ao lixo. E não só filmando no meio do entulho, e sim fazendo um trabalho revolucionário que terá um grande papel artístico e social. Além de toda a sua produção para o documentário, ele conta com a ajuda dos catadores de lixo, pois eles serão os personagens principais do longa.


Inicialmente, ele decide retornar às suas origens e fazer algo pela classe média baixa, assim como na região onde ele vivia na sua infância. Ele, que mora nos Estados Unidos, decide ir até o Jardim Gramacho, maior aterro do Brasil, para poder transformar o lixo em arte.


Na primeira vez que ele foi ao aterro, teve uma visão muito otimista, e até chegou a comentar que as pessoas que trabalhavam lá, eram felizes. Conforme os dias foram passando, ele foi entrevistando algumas pessoas. Entrevistou catadores, e suas famílias, e outros trabalhadores do aterro. Após essas entrevistas, foram selecionadas algumas dessas pessoas para o respectivo projeto.


A primeira parte do projeto envolvia a captura de imagens fotográficas dos personagens em meio ao seu local de trabalho, que foi modificado para que se pudesse criar um cenário referente a retratos previamente conhecidos, por exemplo a Ave Maria. Após todo esse processo, ele recriou essas mesmas imagens em tamanhos maiores, que foram feitas a partir de todo lixo recolhido pelos catadores. Com isso, levou os trabalhos finais para uma exposição, e selecionou um deles para ser leiloado, e com a venda desse quadro, ele conseguiu ajudar os trabalhadores a realizarem seus objetivos dentro da comunidade.


É admiradora a iniciativa desse artista pois ele se disponibiliza em prol de uma causa maior. É uma produção sem efeitos especiais ou qualquer recurso excedente, e por isso retrata fielmente a realidade de todos os envolvidos no processo de coleta.


Pode ser considerada também, uma aula de cidadania pois ele consegue fazer com que as pessoas se sintam sensíveis com relação ao que é mostrado, ou seja, uma realidade chocante, quase como uma outra dimensão. O filme aborda um tema não só social, como também político, tendo em base as péssimas condições de trabalho e a carência dessa população.


A foto mostrada acima é do retrato que foi leiloado, e também foto de outros projetos parecidos envolvendo também a tranformação do lixo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.