O documentário “Lixo Extraordinário” dirigido por Lucy Walker e co-dirigido por João Jardim e Karen Harley se passa no aterro sanitário Jardim Gramacho, que recebe a maior parte do lixo tanto da cidade do Rio de Janeiro quanto da baixada fluminense. O projeto inicial do artista plástico Vik Muniz referia-se a realizar um trabalho que expressasse quão fundamental o lixo pode ser na vida de algumas pessoas (catadores) enquanto para outras,o lixo não passa de um lixo, por assim dizer. O “filme” torna-se interessante pelo fato de o enfoque não ser voltado apenas às idéias de Vik, mas sim a alguns integrantes escolhidos separadamente a fim de dar-lhes voz e torná-los protagonistas desta produção. Entretanto, apesar de todo o trabalho artístico inserido na vida desses indivíduos, da dignificação de seus empregos como catadores e do orçamento revertido à Associação de Catadores, permanece uma questão no ar: esta experiência transformou apenas o conceito que alguns catadores possuíam da arte ou suas vidas?
No entanto, Vik Muniz, autor de tão grandioso projeto, não escapou do olhar do senso comum, o que pode ser considerado irônico, pois, um projeto que visava à inclusão social deferia não ter um olhar tão limitado, um trecho que prova a idéia explicitada acima diz respeito ao artista quando iria iniciar seu projeto, ao olhar o mapa, diz que a região que serviria como tela, era a região esquecida da cidade e depois usou uma expressão, em nossa opinião muito denotativa, que aquele lugar era pra onde ia o pior da cidade, o lixo e as piores pessoas.
Vimos o quão errado um ser humano pode estar, todo preconceito é burro, o que importa é como a pessoa vive, não onde vive. É triste, o julgamento errado gera mitos, os mitos geram a exclusão e a exclusão gera o desprezo que gera a desumanidade, vivemos em um mundo de preconceitos e mitos, quebremos os grilhões da ignorância e finalmente usemos da luz da razão, será que precisamos de um novo “Iluminismo”? Só o tempo dirá...
TRAILLER :SITE OFICIAL: http://www.lixoextraordinario.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.