17 de jun. de 2011

Notícias - Vestibular 2012

Mudanças nas regras do Vestibular Fuvest 2012

No dia 2 de junho, o conselho de graduação da USP anunciou a mudança de regras para o Vestibular Fuvest 2012 (no caso, o vestibular desse ano). Entre as principais mudanças podemos destacar:
- A nota da 1ª fase passa a ser utilizada na nota final do candidato: essa talvez a mudança mais radical de todas, pois com isso aqueles que pontuaram muito acima da notade corte de seu curso passam a ter maior vantagem sobre os demais na 2ª fase.
- A nota mínima de corte passará de 22 para 27 pontos: mudança tranquila, que não afeta muito a dinâmica de classificação para a maioria dos cursos, a não ser aqueles menos concorridos, como alguns cursos da EACH-USP, também conhecida como USP-Leste.
- No segundo dia da 2ª fase, a prova passará a ter 16 questões, 4 a menos do que tinha anteriormente: uma boa mudança, pois muitos vestibulandos reclamavam do número excessivo de questões cobradas nesse dia, que são dedicadas a questões de matérias diversas ou multidisciplinares.
- Na 2ª fase, os cursos vão convocar entre 2 e 3 candidatos por vaga: mudança também tranquila e que afetará apenas os cursos menos disputados.
- A partir da 3ª chamada, os candidatos poderão mudar de carreira: mais do que uma boa notícia para o vestibulando, talvez isso resolva a questão da evasão estudantil nos cursos da USP, que em alguns casos é bem alta.

Essas mudanças fazem parte de uma série de medidas que estão sendo discutidas dentro do conselho de graduação da USP com o objetivo de reformular o Vestibular. Já havia sido anunciado um bônus maior a alunos de escola pública. Tais medidas em teoria procuram diminuir a elitização dentro da USP e tornar mais acessível o vestibular para todos, mas nãose sabe se as medidas anunciadas ajudam nesse objetivo.


USP descarta uso das notas do Enem no vestibular de 2012

A Pró-Reitoria de Graduação da USP (Universidade de São Paulo) descartou o uso das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 para composição da nota do vestibular de 2012, realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

Segundo a assessoria de imprensa, a decisão foi tomada devido a problemas de calendário: a Fuvest costumava usar a nota do Enem para composição da primeira fase do vestibular e não há uma confirmação de que o resultado do exame seja divulgado antes dos resultados da primeira fase da Fuvest. O mesmo argumento foi utilizado em anos anteriores.

O Enem 2011 recebeu 6.221.697 incrições. As inscrições foram encerradas às 23h59 de sexta-feira (10). A quantidade de interessados na prova é o maior desde sua criação, em 1998, quando o Enem teve 157.221 inscritos. No ano passado, houve 4.611. 505 inscritos.

A região com maior número de candidatos é a Sudeste, seguindo a distribuição populacional, com 2.312.312 inscritos. Na sequência, vem o Nordeste com 1.903.135 participantes. Já a Região Sul apresentou 780.802 inscritos, seguido do Norte do país com 651.995 e o Centro-Oeste com 573.453 registros.


Unicamp vai usar o Enem no vestibular 2012

Na Unicamp, a nota do Enem não será contada na passagem da primeira para a segunda fase, mas poderá ser incorporada à nota final do vestibular.


A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, informa que utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular deste ano, desde que elas sejam disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o dia 15 de janeiro de 2012.

As notas do Enem não serão consideradas na composição da nota de primeira fase do vestibular utilizada na classificação para a segunda fase do mesmo, devido às datas de realização das provas do Enem 2011 – previstas para 22 e 23 de outubro de 2011. Essas datas impossibilitam que as notas do Enem estejam disponíveis, com segurança, até 30 de novembro de 2011 (data limite necessária para que a Comvest utilizasse as notas para a passagem da primeira à segunda fase do Vestibular Unicamp 2012).

Assim como em edições anteriores do vestibular, o uso do Enem (a partir das notas obtidas nas provas de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais do Enem 2010 ou 2011) continua sendo opcional para os candidatos e só será considerado quando melhorar a nota da prova a que se incorpora. Como sempre ocorreu no Vestibular Unicamp, o Enem comporá até 20% na nota obtida na primeira fase, com a diferença que neste ano, esse processo só ocorrerá no momento de calcular as notas finais dos candidatos, após a segunda fase.

A Comvest ressalta que somente serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize para a Comvest o cadastro e as notas relativas ao ENEM 2011 até o dia 15 de janeiro de 2012. Caso contrário, as notas do ENEM, de 2010 ou de 2011, não serão consideradas para nenhum candidato ao Vestibular Unicamp 2012.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2012 serão realizadas de 22 de agosto a 23 de setembro de 2011, exclusivamente em comvest.unicamp.br. A primeira fase acontecerá em 13 de novembro, e a segunda etapa será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. O calendário completo está disponível na página eletrônica da Comvest.

Lista de livros para o vestibular 2012:

http://www.comvest.unicamp.br/vest2012/livros.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.