23 de mai. de 2011

Sacro Império Romano-Germânico

A conquista de terras deste Império teve grande variação durante toda a sua história, mas em seu ápice englobou os territórios atualmente conhecidos como Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, República Tcheca, Eslovênia, Bélgica, Países Baixos e grande parte da Polônia, França e Itália.Na maior parte da sua história, o Império consistiu de centenas de pequenos reinos, principados, ducados, condados, e outros domínios. Entre os estados componentes estão:




- Monarquia de Habsburgo ( A família monárquica mais importante da historia)
- Margrave de Brandemburgo
- Eleitorado da Baviera
- Eleitorado da Saxônia
- Eleitorado de Hannover
- Estados Papais
- Silésia
- Boêmia
- Império Carolíngio, entre outros.

Apesar de seu nome, durante todo o seu período de existência, o Sacro Império Romano-Germânico não teve a cidade de Roma como seu domínio,o império recebeu este nome em homenagem às glórias e ao poder que o Império Romano deteve em quase todo o continente europeu, dado pela própria igreja católica, mesmo o Sacro Império Romano-Germânico sendo o berço do protestantismo. Pode-se dizer também que o Sacro Império foi o “palco” para a guerra dos 30 anos, que constituía em rivalidades religiosas.

O fim do império progressivamente, através de várias etapas, uma delas as Guerras Napoleónicas, quando Napoleão resolveu unificar todo o Sacro Império Romano-Germânico e deixando neste território somente os estados genuinamente Germânicos, excluindo territórios como Prussia (que tem origem Teotonica), Austria ( que era a pura monarquia) entre outros.
Depois do fim das Guerras Napoleônicas um nova União alemã foi criada em 1815. Ela sobreviveu até 1866 quando o Reino da Prússia acabou com a Confederação germânica para formar a Confederação Norte-Germânica que se tornaria um estado-nação em 1871, o Império Alemão unificado pelo Otto Von Bismarck que se tornaria o primeiro chanceler (1871 - 1890) do Império Alemão
Ainda há um Habsburgo reclamando o trono Imperial, Otto de Habsburgo( Nome peculiar e com um certo tom de ironia uma vez que Otto Von Bismarck manipulou a Austria a se prejudicar). Tendo em vista que o trono do Império nunca foi meramente hereditário, e títulos de nobreza não são mais oficiais na Alemanha e nas outras repúblicas da Europa Central. Podemos concluir que Otto de Habsburgo terá um longo caminho se quiser realmente assumir o trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.